quarta-feira, 6 de abril de 2011

Imaflora realiza treinamento de auditores sociais


Na semana de 28 de março a 01 de abril o Imaflora realizou o treinamento de auditores sociais. A demanda por auditores com formação na área social tem aumentado, tanto para atender o crescimento da certificação em todo o Brasil, como para aprimorar as discussões dos aspectos sociais e os desafios que eles representam dentro das certificações.

Foram 2 módulos, um para auditores que já atuam em processos de certificação e o segundo para novos auditores da área social. O objetivo foi discutir os temas de importância para a avaliação de aspectos sociais das certificações da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) e do FSC (sigla em inglês para Conselho de Manejo Florestal).

Temas como Trabalho Decente, Saúde e Segurança ocupacional e Relações com as Comunidades foram abordados por diferentes especialistas que atuam junto ao Imaflora. A discussão de conceitos e de casos práticos foi a metodologia utilizada no treinamento possibilitando um melhor entendimento de como se pode aplicar esses conceitos nas diferentes realidades brasileiras, nas situações empresariais e comunitárias, nos diferentes cultivos e florestas nas quais as certificações RAS e FSC são aplicadas.

Os temas tratados foram permeados pelos valores institucionais do Imaflora na busca de que os auditores em campo utilizem a ferramenta da certificação para promover a melhoria das práticas sociais e ambientais dos empreendimentos e comunidades.  

2 comentários:

  1. Boa Terde

    Prezados Senhores

    Parabens pela iniciativa, mas eu gostaria de saber quando tera outra turma do curso de auditor social.
    Eu sou prfissional tecnico em Saude,segurança e meio ambiente, pretendo me especializar nesta desafiadora tematica.


    Jose Antonio
    55 71 99942549

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde José Antonio,

    O Imaflora tem um processo de seleção e treinamento de possíveis auditores. A seleção é feita por meio de editais públicos, onde solicita-se que os interessados enviem currículos. Os candidatos selecionados passam por treinamentos teóricos e práticos. Os candidatos e possíveis auditores são avaliados, entretanto a participação nos treinamentos não garante o trabalho como auditor. Esta depende do desempenho do candidato e da disponibilidade de auditorias. Uma vez iniciado o trabalho de auditor, o Imaflora conta com uma política interna de treinamento e avaliação.Por favor, fique atento ao site (www.imaflora.org) e ao blog do Imaflora, onde futuros treinamentos serão divulgados.

    Um abraço da equipe de comunicação do Imaflora.

    ResponderExcluir