quinta-feira, 14 de junho de 2012

CERTIFICAÇÃO DE CADEIA DE CUSTÓDIA DA REDE DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL - RAS


Empresas do setor alimentar, varejistas, governos, ONGs e os consumidores estão cada vez mais interessados em conhecer as origens dos produtos agrícolas. O selo Rainforest Alliance Certified é respaldado pela rastreabilidade da produção agrícola da fazenda até o mercado. Com a colaboração de especialistas em cadeia produtiva, a Rainforest Alliance e a RAS fizeram alguns ajustes em nosso sistema da Cadeia de Custódia, e uma nova política será efetivada em Maio 2012 a fim de assegurar a rastreabilidade e, ao mesmo tempo, um sistema mais favorável às empresas. As principais características incluem:

Para participar do Sistema de Cadeia de Custódia da RAS a empresa interessada deverá se cadastrar no Marketplace da Rainforest Alliance (www.rainforest-alliance.org/farmproducts).

As empresas que necessitam de uma auditoria têm até 12 meses para solicitá-la e 18 meses para completar a sua primeira auditoria.

Níveis elevados de conformidade são recompensados com auditorias de escritório nos anos dois e três do ciclo de certificação de três anos.

A certificação Multi-sites é oferecida às empresas que gerenciam diferentes produtos/processos em localidades geograficamente distintas.

Até 1º de setembro de 2012 os operadores participantes já certificados pelo sistema de CdC poderão optar por ser auditado com os Requisitos para Aprovação de Cadeia de Custódia, setembro 2008.

Os documentos normativos podem ser acessados pelos links abaixo:

Norma de Cadeia de Custódia da RAS, Maio 2012

Política de Cadeia de Custódia da RAS, Maio 2012

Lista de Produtos Permitidos para Balanço de Massa da RAS, Maio 2012

Perguntas Frequentes sobre Certificação de Cadeia de Custódia http://www.imaflora.org/upload/repositorio/RAS_RA_FAQ_CoC_maio_2012_por.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe