quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Café da Mogiana é o grande vencedor da V Prova Imaflora de Cafés Certificados





O objetivo é promover o café com o selo Rainforest Alliance Certifed, no único evento nacional que reúne qualidade e sustentabilidade
 



  
Os vencedores da 5ª Prova de Café Certificado, promovida pelo Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola com o apoio da Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, ocorrida na Universidade Federal de Lavras, são os seguintes:

1º ) O'Coffee – Brazilian Estates - Fazenda Nossa Senhora Aparecida ( café natural) – região Mogiana, nota 86,83.

2º) Afrânio José Ferreira Paiva  - Fazenda Recanto ( café natural)-  Sul de Minas Gerais, nota 84,92.

3º) O'Coffee – Brazilian Estates-  Fazenda Nossa Senhora Aparecida ( cereja descascado) – região Mogiana, nota 84,58.

4º) AC Agromercantil Ltda - Fazenda Santa Rosalia (café natural) –  cerrado mineiro, nota 83,54.

5º)  Afrânio José Ferreira Paiva - Fazenda Recanto ( cereja descascado) -  Sul de Minas Gerais, nota 83,46.

)Grupo Rainforest Alliance Coocacer - Maurício Zubioli - Fazenda Castelhana.Marrecos ( café natural) – cerrado mineiro, nota 83,42.

7º) Grupo Mogyana de Certificação RAS- Joaquim Geraldo Ribeiro do Valle - Fazenda Novo Horizonte ( café natural) Sul de Minas Gerais, nota 83,33.

8º) Grupo Mogyana de Certificação RAS- João Paulo Muniz - Fazenda Nossa Senhora Aparecida ( cereja descascado) - Sul de Minais Gerais, nota 82,83.

9º) Francisco Sergio de Assis  - Fazenda Água Limpa I (café natural)- cerrado mineiro, nota 82,79.

10º) Comercial Mineira S/A -  Fazenda São Lourenço (cereja descascado) - cerrado mineiro,  nota 82,71.

Esses produtores vão representar o Brasil na etapa internacional promovida pela Rainforest Alliance, que será realizada durante a Conferência Anual da Associação Norte Americana de Cafés Especiais, em Boston, Estados Unidos, em abril de 2013.

Processo - Foram inscritas 50 amostras de café de produtores que possuem a certificação da Rede de Agricultura Sustentável. Os grãos verdes foram enviados para a Universidade Federal de Lavras, sob supervisão do professor Dr. Flávio Meira Borem, para que fossem recodificados, de maneira a não serem identificados. Depois de torrados e moídos, sempre sob as mesmas condições, foram analisados por juízes credenciados pela Specialty Coffee Association of America (SCAA) que fizeram a análise sensorial do produto com base em dez atributos: aroma, uniformidade do lote, ausência de defeitos de bebida, doçura intrínseca do grão, sabor, acidez, corpo, harmonia (equilíbrio entre sabor, acidez e corpo), finalização e avaliação global.

Certificação - A certificação socioambiental é concedida após um rigoroso trabalho de auditoria. É identificada pelo selo Rainforest Alliance Certified que assegura a origem do café, sua rastreabilidade da fazenda até a xícara e que para produzi-lo, o empreendedor obedeceu a normas que propiciam a conservação do meio ambiente e da biodiversidade e que fornecem condições dignas de trabalho, saúde e segurança a mão de obra empregada.

3 comentários:

  1. Parabéns a todos , pessoal precisamos nos mobilizar pois esse ano na feira não tinha nenhum cafe brasileiro , e o Peru saiu vencedor. Fiquei desapontado será que os lotes não foram , ficou uma duvida . Mais em abril de 2013 se Deus quiser estaremos por la novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Raphael,

      Tivemos sim cafés brasileiros participando do Cupping 2011, mas as amostras não conseguiram colocação entre as 10 melhores. Confira resultado do cupping 2011 no link a seguir:
      http://www.rainforest-alliance.org/newsroom/news/cupping-quality-dec2011

      Att
      Oseias mendes da Costa
      Projetos e Mercado de Café do Imaflora

      Excluir
    2. Prezado Raphael, os lotes chegaram e os resultados por país estão na página: http://www.rainforest-alliance.org/sites/default/files/uploads/3/December2011CuppingScores.pdf

      Infelizmente, em 2011, não tivemos cafés brasileiros classificados entre os 10 melhores. Vamos torcer para os lotes de 2012.

      um abraço, Eduardo

      Excluir