quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vencedores da Quinta Prova de Cafés Certificados serão conhecidos amanhã

O selo Rainforest Alliance Certified  garante a origem do grão,  e que para produzi-lo foram observadas normas que conservam o meio ambiente e respeitam o trabalhador

Amanhã, o Imaflora fará o anúncio das fazendas vencedoras da Quinta Prova de Cafés Certificados. O resultado estará disponível no endereço www.imaflora.org, a partir das 10horas.
 
A prova foi promovida pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora – com apoio da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Expocaccer – entre os dias 15 e 20 de outubro, na Universidade Federal de Lavras.

O objetivo é promover o conceito da certificação socioambiental, a partir dos princípios acordados internacionalmente pela Rede de Agricultura Sustentável e que podem ser identificadas através do selo Rainforest Alliance Certified. O selo, concedido pelo Imaflora, após um rigoroso trabalho de auditoria, garante a origem do café, sua rastreabilidade da fazenda até a xícara e assegura que para produzi-lo, o empreendedor obedeceu a normas que propiciam a conservação do meio ambiente e da biodiversidade e que ainda asseguram boas condições de trabalho, saúde e segurança a mão de obra empregada.

Os finalistas participarão da etapa internacional, que ocorrerá na Califórnia, Estados Unidos, durante a Conferência Anual da Associação Americana de Cafés Especiais.

Na quarta edição do torneio, realizada em 2011, o vencedor conseguiu vender seu café pelo dobro do valor de mercado.

Processos da etapa nacional

Foram inscritas mais de 50 amostras de café de produtores que possuem a certificação da Rede de Agricultura Sustentável. Os grãos verdes foram enviados ao professor prof. Flávio Meira Borem, coordenador do evento, para recodificação do produto de maneira a não serem identificados. Os grãos recodificados, depois de torrados e moídos, todos sob as mesmas condições, foram provados por juízes credenciados pela Specialty Coffee Association of America (SCAA) e classificados com base em dez atributos: aroma, uniformidade do lote, ausência de defeitos de bebida, doçura intrínseca do grão, sabor, acidez, corpo, harmonia (equilíbrio entre sabor, acidez e corpo), finalização e avaliação global.

Os 10 primeiros colocados concorrerão na etapa internacional que será realizada durante a Conferência Anual da Associação Norte Americana de Cafés Especiais, na Califórnia, em abril de 2013.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário