quarta-feira, 3 de julho de 2013

PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES NO SISTEMA DE MADEIRA CONTROLADA FSC® (Forest Stewardship Council®)

O FSC®, visando minimizar as lacunas no sistema de Madeira Controlada, abre a consulta pública para quatro novas instruções (chamadas de ADVs) propostas e para a revisão de uma instrução já existente. 

O Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) encoraja os empreendimentos certificados e demais partes interessadas a participar deste processo de consulta. Para tanto, apresenta abaixo um breve resumo dos objetivos de cada instrução, documentos sob consulta e formulário para envio dos comentários ao FSC. O Imaflora recomenda que as instruções sejam lidas na íntegra antes de elaborar os comentários.

Para contribuir com esse processo, envie seus comentários, utilizando o FORMULÁRIO OFICIAL, para Joanna Nowakowska em j.nowakowska@fsc.org até 23 de Julho de 2013.


Porque surgiu?
A atual norma de acreditação de organismos de certificação (FSC-STD-20-001) não fornece claramente os requisitos de qualificação para auditores que auditam madeira controlada no nível da floresta.

O que esta instrução propõe?
Esta instrução amplia a lista de requisitos de experiência e competência do auditor a fim de melhorar a qualidade da auditoria.


Porque surgiu?
O atual padrão de cadeia de custódia não fornece exigências claras sobre como controlar os materiais que, devido a uma quebra na cadeia de custódia (passagem por elo não certificado) perderam seu status anterior de material certificado.

O que esta instrução propõe?
Esta instrução visa fornecer uma abordagem simplificada, para permitir que o material previamente certificada, seja considerado como entrada controlada na cadeia de abastecimento, onde a cadeia está formalmente quebrada (após passar por elo não certificado).


Porque surgiu?
Os requisitos existentes para resumos públicos das avaliações de risco e consulta dos interessados não leva a relatórios transparentes e coerentes que atendam a qualidade esperada das partes interessadas.

O que esta instrução propõe?
Esta instrução especifica novas exigências para resumos públicos, com base na necessidade de transparência demandada atualmente para os processos de madeira controlada por partes interessadas, mas também considera a necessidade de sigilo comercial de informações das empresas.


Porque surgiu?
As consultas realizadas atualmente em processos de certificação de cadeia de custódia com madeira controlada como parte da avaliação das empresas não resultou em processos consistentes como espera algumas partes interessadas. Esta instrução enfatiza e fornece informações sobre a identificação das partes interessadas, notificação, consulta em si e processo de feedback.

O que esta instrução propõe?
Esta instrução esclarece porque é necessária a consulta e como processos de consulta devem ser conduzidos.


Porque surgiu?
FSC identificou a necessidade de introdução de requisitos para o controle da madeira recuperada pré-consumo, a fim de garantir produtos em conformidade com as regulamentações internacionais.

O que esta instrução propõe?
Esta instrução requer que a madeira recuperada pré-consumo cumpra com os requisitos da Madeira Controlada FSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário