quinta-feira, 15 de maio de 2014

Pecuária Sustentável na Colombia



A Fundación Natura Colombia e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola do Brasil (Imaflora), ambos sócios da Rede de Agricultura Sustentável (RAS), unem forças para mostrar que a pecuária pode ser uma atividade sustentável.



No âmbito do projeto “Zonas de Deforestación Neta Cero”, a Fundación Natura Colombia e o Imaflora, ambos sócios da Rede de Agricultura Sustentável (RAS), ofereceram em 15 de maio a conferencia virtual “Ganadería en Brasil: situación actual, iniciativas de buenas prácticas y certificación RAS”, dirigida aos produtores, técnicos, profissionais do setor agropecuário e público em geral interessado em conhecer experiências exitosas nesta área.

A conferência foi realizada em 15 de maio às 9:00 de Colômbia (04.00 GMT) e teve o apoio da Escuela de Ciencias Agrícolas Pecuarias y del Medio Ambiente de la Universidad Nacional Abierta y a Distancia de Colombia

Os participantes conheceram com detalhe as iniciativas brasileiras impulsionadas pelo Imaflora para alcançar uma pecuária mais sustentável, como a certificação com as normas da RAS e seu impacto na redução do desmatamento na Amazônia.

O projeto “Zonas de Deforestación Neta Cero” da Fundación Natura, que é desenvolvido na região de Caquetá, trabalha para promover e implementar práticas de sustentabilidade nos sistemas pecuários, e a experiência do Brasil neste campo, compartilhada pelo Imaflora, fornecerá insumos importantes.

Este intercâmbio de experiências e conhecimento entre ambas as organizações é possível graças ao trabalho no âmbito da Rede de Agricultura Sustentável e busca criar mais capacidades na Colômbia, assim como promover a certificação RAS em uma atividade tão importante como a pecuária.

Atualmente existem mais de 40.000 hectares dedicado a pecuária certificados pelas Normas da RAS, a grande maioria desta área é no Brasil.

Além da conferência virtual, a partir de 19 de maio, Imaflora e NaturaCert irão realizar um curso de capacitação teórica e prática para auditores, produtores, capacitadores e técnicos colombianos sobre a norma de pecuária da RAS.

Este curso de “Formación de candidatos a auditores del Sistema RAS de Certificación: normas y políticas para ganadería”, será concluido em 22 de maio com uma auditoria conjunta em fazendas colombianas.

Para mais informações visite www.imaflora.org ou www.natura.org.co 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe