quarta-feira, 15 de julho de 2015

Imaflora analisa 43 anos de emissões de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira





O IMAFLORA realizou os cálculos e análise das emissões de gases de efeito estufa na agropecuária de 43 anos, compreendidos no período de 1970 a 2013, bem como sua distribuição por estados. O trabalho foi desenvolvido a partir da metodologia do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, acrescida de informações do Terceiro Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa, elaborado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Pela primeira vez, foi possível ter todos os dados da série histórica, e visualizar com clareza o avanço da fronteira agrícola em direção ao cerrado e Amazônia. O ranking dos maiores emissores de gases de efeito estufa é liderado pelos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

O resultado foi apresentado no seminário “Emissões Brasileiras de Gases de Efeito Estufa – 2014”, realizado pelo Observatório do Clima, do qual o IMAFLORA faz parte. O objetivo do Observatório é tornar públicas as informações e a metodologia usadas, com o intuito de ampliar os atores do debate sobre as mudanças climáticas, além contribuir para a elaboração de políticas públicas que permitam mitigar seus efeitos. O relatório analítico completo pode ser conhecido aqui.

Para conferir essa e outras matérias do nosso relatório anual 2014, acesse: http://www.imaflora.org/downloads/biblioteca/559d27c30b2a3_relatrio_2015_aprovado.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário