quinta-feira, 7 de abril de 2016

Na Esalq e ao vivo, dia 12

Sustentabilidade no campo gera benefícios econômicos ao produtor


Estudos do Imaflora, Cepea/Esalq, Rabobank  e Sebrae Minas  serão apresentados na terça-feira,12 de abril, no seminário “A dimensão econômica da sustentabilidade na agropecuária” e mostram a relação direta entre investimentos em boas práticas no campo e ganhos para o produtor.

Dois ex ministros da agricultura (Roberto Rodrigues e Luís Carlos Guedes Pinto), Vitor Osaki (Diretor de Crédito do MAPA) e Nelson Ananias Filho (CNA) estarão presentes ao debate, que será precedido por comentários de especialistas da GV-CES e produtores rurais.

A apresentação e o debate acontecerão às 14h00, na sala BMF da Economia, na Esalq, e poderão  ser acompanhados ao vivo pela IPTV USPOs estudos do “Sustentabilidade em debate”  já estão disponíveis em português e inglês.

Programação

Gestão e Boas Práticas agronômicas e socioambientais são um bom negócio para o produtor?

Seminário A dimensão econômica da sustentabilidade na agropecuária brasileira

Data: 12 de abril de 2016 (terça-feira) das 14h00 às 17h30.

Local: Departamento de Economia – Sala BMF. Esalq / USP – Piracicaba.

14h00 – 14h15: Abertura e contexto dos estudos – Prof. Luis Gustavo Nussio (Diretor da ESALQ), Profa. Silvia Helena Galvão de Miranda (Vice - Coordenadora do Cepea), Profa. Miriam Rumenos Piedade Bacchi (Chefe Depto. Economia, Administração e Sociologia), Luís Fernando Guedes Pinto (Imaflora).

14h15 – 14h35: Estudo 1. Avaliação da implementação da política de sustentabilidade do Rabobank no resultado econômico e socioambiental de produtores rurais. - Dienice Bini (Doutoranda do PPGEA ESALQ USP).

10 minutos de comentários e análises sobre o Estudo 1 – Annelise Vendramini (Finanças Sustentáveis - GV CES).

14h45 – 15h05: Estudo 2. Impacto da certificação socioambiental no desempenho financeiro de fazendas de café - Luís Fernando Guedes Pinto (Imaflora).

15h10 – 15h30: Estudo 3. O papel da gestão na melhoria contínua de fazendas – Alessandro Rodrigues (Imaflora).

10 minutos de comentários e análises sobre os Estudos 2 e 3 –  Edenilson Dutra (Produtor rural certificado e Finalista do Prêmio Fazenda Sustentável 2015 Globo Rural / Rabobank).

15h40 – 16h00: intervalo.

16h00 – 17h00: Mesa redonda com discussão dos resultados das pesquisas e implicações para políticas empresariais e públicas.

Coordenação: Luiz Fernando Amaral (Rabobank).

Debatedores: Roberto Rodrigues (GV Agro, Ex-Ministro da Agricultura), Prof. Dr. Carlos E. F.Vian (ESALQ USP), Luís Carlos Guedes Pinto (Prof. Titular Aposentado da Unicamp, Ex-Ministro da Agricultura), Nelson Ananias Filho (Coordenador de Sustentabilidade da CNA) e Vitor Ozaki (Diretor de Crédito Recursos e Riscos do MAPA).

17h00 – 17h30: Encerramento. Profa. Dra. Silvia Miranda (ESALQ USP) e Priscilla Lins (SEBRAE MG).

Inscrições e informaçõesVagas limitadas!

Realização: CEPEA-ESALQ USP, PPGEA ESALQ USP,  Rabobank, Imaflora e Sebrae.

O evento será transmitido ao Vivo pelo IPTV USP 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe