terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Novo padrão para florestas: participe da discussão


Em janeiro, terminaram os testes de campo para avaliar a viabilidade dos novos padrões FSC® - Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal) adaptados à realidade brasileira para florestas, nativa e plantadas. Trata-se de uma revisão criteriosa e profissional, efetuada pelo Imaflora por solicitação do FSC Brasil e que faz parte do processo iniciado em 2015, com a reformulação dos indicadores genéricos para certificação, a partir de novas diretrizes do FSC Internacional.

As consultas públicas devem começar ainda no início de 2018, quando serão encaminhadas ao FSC Internacional para a última análise e redação final, antes de entrarem em vigor.

Na opinião de Ricardo Camargo, coordenador de certificação de plantações florestais do Imaflora, “a complexidade cresce e por isso a participação dos empreendimentos e partes interessadas nas consultas públicas é muito importante”. Entre os desafios do padrão de plantações, ele destaca a exigência de um engajamento mais ativo por parte das empresas com as partes afetadas e interessadas no empreendimento, que passa a permear todo o padrão e o novo Princípio 6. Este é relativo aos impactos e valores ambientais, que pretende detectar, avaliar e monitorar as modificações no meio ambiente, em uma demanda muito forte para grande parte dos empreendimentos certificados, podendo até mesmo ocasionar a saída de produtores do sistema de certificação.

FSC® - N001877



Nenhum comentário:

Postar um comentário