Oito organizações ambientalistas – Greenpeace Brasil,
ICV, Imaflora, Imazon, IPAM, Instituto Socioambiental, WWF-Brasil e TNC Brasil
– apresentaram pela primeira vez no Brasil o relatório “Desmatamento zero na
Amazônia: como e por que chegar lá”. O seminário, que aconteceu em São Paulo
com a mediação do jornalista Marcelo Tas, teve como objetivo debater as
propostas apresentadas pelo grupo no documento para frear o desmatamento, que
atualmente causa perdas para o Brasil – cessar a remoção de florestas na região
e mudar a forma como o solo é usado, por sua vez, só trarão vantagens ao país.
A área de floresta perdida na Amazônia já equivale a duas
vezes o território da Alemanha. Sem controle, a taxa de desmatamento poderá
atingir patamares anuais entre 9.391 km2 e 13.789 km2 até 2027.
A taxa média de desmatamento entre 2013 e 2017 foi 38%
maior do que em 2012, ano com a menor taxa registrada, a situação pode piorar
devido à impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais,
falhas nos acordos da pecuária, estímulo à grilagem de terras públicas e
retomada de grandes obras.
A pegada da pecuária, um dos principais vetores do
desmatamento, é pesada: do total desmatado, 65% são usados para pastagens de
baixa eficiência, com menos de um boi por hectare. “Dos 75 milhões de hectares
de corte raso de floresta que existem na Amazônia, pelo menos 27 milhões estão
em situação muito ruim: são áreas em regeneração, pastos degradados e pastos
improdutivos. Ora, vou desmatar para quê, se posso usar políticas de
recuperação desses pastos para produção agrícola?”, questiona o pesquisador
Eduardo Assad, da Embrapa, que participou do evento. “Quando o ganho
tecnológico é grande, você não precisa desmatar. São 27 milhões de hectares na
Amazônia que, se recuperados, entram no sistema econômico.”
O argumento de que é preciso derrubar floresta para
crescer economicamente não se sustenta: o desmatamento registrado entre 2007 e
2016 (7.502 km2 por ano, em média) teve potencial de adicionar anualmente
apenas 0,013% do PIB brasileiro. Além disso, compromissos corporativos ainda
falham na sua implementação e não monitoram a cadeia por completo.
“Desde 2010, o Carrefour assume o compromisso pelo
desmatamento zero nos 34 países em que atua. Mas a gente sabe que, aquilo que é
recusado pelo Carrefour ou por outra empresa com política semelhante, será
vendido de alguma maneira”, disse o diretor de Sustentabilidade do Carrefour,
Paulo Pianez. “Estamos convencidos de que precisamos adotar essa política, como
mostra esse relatório, mas a questão de políticas públicas se coloca como
urgente.”
Essas políticas públicas são contraditórias. O Brasil
possui uma meta climática, calçada principalmente em desmatamento, mas
internacionalmente assumiu zerar somente a ação ilegal na Amazônia apenas em
2030. Em 2016, as mudanças no uso da terra representaram 51% das emissões de
gases de efeito estufa do Brasil e mantiveram o país como o sétimo maior
emissor do mundo.
“Nossa teoria da mudança é que vamos produzir ótimos
dados, demonstrar que o desmatamento zero é possível, e os nossos
‘maravilhosos’ políticos vão ler esses dados e vão tomar decisões racionais,
olhando para o futuro, para os próximos 20, 30 anos. Infelizmente, a teoria da
mudança está furada, porque não é assim que a política acontece no dia a dia”,
afirmou a diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade, Ana Toni. “A gente
pensa em curto prazo no Brasil. Os créditos agrícolas de safra, por exemplo,
são de um ano. Os mecanismos de longo prazo que a gente precisa não existem
nesse momento.”
Como demonstra o relatório, esses mecanismos precisam ser
criados, pois combater o desmatamento demanda compromissos dos setores público,
privado e a sociedade. Uma das ações mais urgentes é estancar a grilagem de
terras públicas. Há 70 milhões de hectares que precisam ser destinados para uso
coordenado, seja para preservação, atividades extrativistas, entre outros – em
2017, 28% do desmatamento aconteceu nessas áreas, e de forma ilegal.
O fim do desmatamento na Amazônia coloca o Brasil na
frente de uma tendência mundial: a produção de commodities com zero conversão
florestal: além de abrir mercados, é um estímulo ao desenvolvimento de outras
alternativas econômicas em harmonia com a floresta e seus povos. O Brasil dessa
maneira protege a própria produção agropecuária, já que, sem florestas, a chuva
diminui e o clima esquenta.
O cientista Paulo Atraso, da Universidade de São Paulo,
explicou que não há nada mais barato do que reduzir as emissões de gases estufa
provenientes de desmatamento, que é responsável pela emissão de 11% dos gases
no mundo. “Esse número já foi 18%, e caiu em 15 anos sem provocar recessão. (O
desmatamento zero) É possível? A resposta clara e óbvia é: sim, com gigantescos
ganhos ambientais que o próprio documento mostra.”
Sobre os palestrantes:
Ana Toni:
Diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e
sócia-fundadora do GIP (Gestão de Interesse Público). Economista e doutora em
Ciência Política, Ana possui longa trajetória no trabalho e apoio a projetos
voltados à justiça social, à promoção de políticas públicas, à área do meio
ambiente e mudanças climáticas e à filantropia. Ana foi presidente de Conselho
do Greenpeace Internacional (2010 e 2017), diretora da Fundação Ford no Brasil
(2003-2011) e da ActionAid Brasil (1998-2002). Atualmente é integrante da Rede
de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade e dos conselhos da
Agência Pública, da Gold Standard Foundation, do Instituto de Tecnologia e
Sociedade (ITS) e do Fundo Baobá por Igualdade Racial.
Eduardo Assad:
Pesquisador, coordenador técnico nacional do Inventário
Nacional de Gases de efeito Estufa, coordenador do projeto especial “Riscos na
agricultura” da Embrapa, membro do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas
(IPCC), coordenador do subprojeto Clima e Agricultura do INCT Mudanças
Climáticas, professor do mestrado em Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas
(GVAgro).
Paulo Artaxo:
Professor titular do Instituto de Física da USP e membro
do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
Paulo Pianez:
Diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil, é
economista pela Unicamp e pós-graduado em Estatística pela mesma instituição.
Atua há dez anos em sustentabilidade, em especial nos desafios de conciliar
produção/operação do setor privado com conservação e diminuição dos impactos
ambientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário