terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Plataforma reúne dados de 47 anos da agropecuária brasileira

Piracicaba, 3 de dezembro de 2018 -  Pela primeira vez, no Brasil, os dados dos censos agropecuários realizados pelo IBGE, de 1970 a 2017 estão disponíveis, organizados e permitem cruzamento de informações por ano, produto, município e estado.  A mesma coisa vale para as informações sobre as pesquisas municipais sobre pecuária, extração vegetal na silvicultura, abate e agrícola de 1990 a 2017. Nesse caso, os dados podem ser filtrados por município, microrregião, mesorregião, estado, região e bioma. E, em todos os casos é possível a geração de gráficos da pesquisa realizada.

Essas funcionalidades estão disponíveis na plataforma digital do Atlas da Agropecuária Brasileira (tutorial aqui) um enorme banco de dados sobre o uso da terra e da safra brasileira, fruto da parceria do Imaflora e Geolab/Esalq-USP.

 A intenção ao organizar as informações e torná-las públicas, de forma simples, é facilitar outros estudos, análises e pesquisas sobre o setor, além de identificar tendências. O aumento progressivo de atividades agropecuárias em direção ao Cerrado e a entrada na Amazônia é perceptível, assim como o aumento da área de produção de commodities em detrimento de uma recente diminuição da área de alguns alimentos, como o arroz e o feijão. E, embora ainda não haja uma análise formal dos pesquisadores sobre a série histórica  é possível constar  que, ao longo dos anos, houve  aumento da produção, da produtividade e da concentração de terras, com a tendência de incorporação dos produtores médios pelos grandes.

‘’Nesse momento, a plataforma quer responder a três perguntas: o que se produz, quanto se produz, onde e, em que período de tempo. “Com o tempo, devemos agregar outras informações”, explica Luis Fernando Guedes Pinto, gerente do Imaflora.


 Sobre o Imaflora
O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agropecuário. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo. Saiba mais em www.imaflora.org



Informações para a imprensa:

Fátima Nunes – MTb 13.100  
(11) 3815.8162/ (11)98274. 5553

Nenhum comentário:

Postar um comentário