Cooperativa certificada pela Rede de Agricultura Sustentável elimina lixão de comunidade
Por Pedro Paulo de Faria Ronca
No início de 2012, os 2 mil moradores da comunidade de Celso Bueno, bairro do município de Monte Carmelo (MG), conviviam com um vizinho bastante desagradável - um lixão irregular. A iniciativa da Fazenda Letícia (também vizinha do lixão) ajudou a mudar essa realidade, identificando a causa do problema e trabalhando em parceria com instituições locais para recuperar a área.
A Fazenda Letícia faz parte do grupo ELO 1 da cooperativa Copermonte certificado pela Rede de Agricultura Sustentável (RAS) e para atender aos critérios da certificação os proprietários, Max Kend Takiuti e sua esposa Márcia Takiuti, consultaram seus vizinhos e funcionários para verificar como poderiam se relacionar melhor. O resultado foi uma queixa generalizada à presença do lixão de Celso Bueno que queimava todos os dias, espalhando desagradável odor pelas ruas e casas do bairro, além de atrair urubus, cachorros e ratos.
Sensibilizados com o resultado, os produtores apoiados pela cooperativa se mobilizaram na busca de soluções junto à Prefeitura de Monte Carmelo, à Polícia Florestal e aos moradores da comunidade. A articulação resultou na eliminação do lixão e na remoção de todos resíduos do local. Também conquistou o comprometimento da prefeitura em iniciar a coleta de lixo no bairro. Na semana posterior a retirada dos resíduos, o lixo dos moradores estava sendo destinado ao Aterro Sanitário de Monte Carmelo.
Uma ação que demandou apenas iniciativa, persistência e mobilização da comunidade, trouxe uma notável satisfação aos moradores de Celso Bueno e funcionários da fazenda, pois a iniciativa trouxe melhoria na qualidade de vida e na saúde pública da comunidade. O local do antigo lixão está sendo recuperado e será reflorestado pela fazenda juntamente com a comunidade.
A Copermonte (www.copermonte.com.br) - Cooperativa Agrícola de Monte Carmelo -, com atuação no Cerrado Mineiro, investe em responsabilidade socioambiental, administrando grupos de fazendas Certificadas pela Rede de Agricultura Sustentável (RAS) e incentivando as melhorias no campo.
Lixão de Celso Bueno. |
Remoção dos resíduos do lixão de Celso Bueno. |
Área do antigo lixão que será reflorestada. |
Pedro Paulo de Faria Ronca é engenheiro agrônomo, auditor do Imaflora, especialista no Agronegócio Café pelo FIA/Pensa e Master in Coffee Economics and Science pela Ernesto Illy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário