segunda-feira, 28 de abril de 2014

FSC® lança novo padrão para plantações



Elaborado de forma participativa, este padrão reúne as melhores práticas dos padrões interinos adotados pelas quatro principais certificadoras habilitadas a avaliar o manejo responsável de plantações, garante a uniformidade da aplicação das normas do FSC no Brasil e traz maior credibilidade para o sistema. 

Foi dado um importante passo para o sistema FSC no Brasil! Está aprovado o padrão único harmonizado para avaliação de plantações florestais, que passará a vigorar no dia 28 de julho - três meses após sua publicação oficial.

Os padrões interinos das quatro principais certificadoras habilitadas a avaliar o manejo responsável de plantações - Bureau Veritas, Control Union, Imaflora/Rainforest Alliance e Sysflor/SCS - foram discutidos, no intuito de facilitar a interpretação e uniformizar os critérios de avaliação empregados no Brasil.

Para elaborar o novo padrão, a organização contou com a participação do Comitê de Especialistas Técnicos das quatro certificadoras e do Comitê de Desenvolvimento de Padrões do FSC Brasil, composto por representantes das câmaras social, ambiental e econômica. Durante a consulta pública, realizada por 60 dias e aberta a todas as partes interessadas pela internet, o FSC recebeu comentários em 179 indicadores.

Até que o padrão único entre em vigor, as certificadoras farão as adequações de suas metodologias e os novos candidatos à certificação já serão avaliados pelo novo padrão. Para as áreas já certificadas, o novo padrão entrará em vigor na auditoria anual de renovação da certificação.

Este padrão é aplicável para avaliar qualquer área de manejo florestal de plantações no Brasil. As áreas de até 480 ha também podem ser enquadradas no Padrão SLIMF (Small and Low Intensity Managed Forest – em português, Manejo Florestal em Pequena Escala e de Baixa Intensidade), criado para estimular a certificação de pequenos produtores no Brasil.

Dúvidas ou mais informações, entrar em contato com a equipe do FSC Brasil através do email info@fsc.org.br ou pelo telefone 11 3884-4482.

Faça download do padrão em português


Fonte: FSC Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário