segunda-feira, 10 de junho de 2019

Mosaicos de Áreas Protegidas do Brasil trocam experiências para fortalecimento de governança


Rede Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas (REMAP) coordena evento que deverá reunir mais de 100 pessoas de todo Brasil.

Organizações ambientalistas, lideranças comunitárias e representantes do poder público se reúnem em Brasília (DF), entre os dias 11 e 13 de junho, para o II Workshop Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas, que vai aprofundar as discussões sobre processos participativos de governança desses territórios. O encontro acontece no Edifício ParlaMundi da LBV, com atividades a partir das 8h.

O Workshop é organizado por um conjunto de instituições que compõem da Rede de Mosaicos de Áreas Protegidas (REMAP), criada em 2011 como forma de unir esforços para fortalecer as iniciativas de conservação da natureza e promoção do bem-estar em territórios protegidos e seu entorno.

Segundo Marcos Pinheiro, do núcleo de coordenação da REMAP, o encontro na capital federal vai contar com a participação de 18 dos 28 Mosaicos atualmente reconhecidos no país. “Um dos nossos objetivos é fazer o intercâmbio de experiências exitosas em gestão integrada de áreas protegidas, e para isso foram selecionadas 15 experiências para serem apresentadas durante o evento”, explica.

Segundo ele, este também é o momento de fortalecer os Mosaicos e Reservas da Biosfera como instrumentos participativos de governança. “Com a publicação do decreto que extinguiu todos os conselhos federais que não são criados por lei, o Workshop ganhou outro contorno. Faremos então uma força-tarefa nos Mosaicos para pedir a recriação desses conselhos junto ao Ministério do Meio Ambiente”.

PROGRAMAÇÃO

A programação do II Workshop Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas contará com painéis, grupos de trabalho e plenárias. Para o dia 11, está programada uma palestra sobre o panorama geral dos Mosaicos e Reservas da Biosfera, além de palestras sobre experiências exitosas e resultados acadêmicos com os seguintes temas: “Conservação da Natureza e Uso dos Recursos Naturais”, “Proteção Integrada nos Mosaicos” e “Mosaico como Gerador de Oportunidades Sociais”.

No segundo dia de evento, além da realização de painéis com os temas “Produção de Conhecimento Entorno dos Mosaicos” e “Valorização Sociocultural e Resoluções de Conflitos”, os grupos de trabalho vão se reunir para discutir assuntos como integração das áreas protegidas e recomendações para o fortalecimento da gestão integrada. Posteriormente, o resultado dos GTs será debatido em plenária para alinhamento de uma agenda comum.

No dia 13, os grupos de trabalho se reunirão de acordo com cada bioma – Amazônia, Cerrado e Caatinga, e Mata Atlântica – e serão apresentados os resultados de um estudo sobre a REMAP realizado pelo WWF-Brasil.  Neste dia, também serão realizadas rodadas de debate em plenária sobre os próximos passos da Rede, com a condução da nova coordenação para o próximo biênio.

TRAJETÓRIA

Em 2016, os elos que compunham a REMAP realizaram o I Wokshop Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas, com o objetivo de construir uma nova agenda comum entre poder público, sociedade civil e terceiro setor, para fortalecer e viabilizar os Mosaicos. Participaram dessa atividade 130 pessoas, com atuação em planejamento e gestão de áreas protegidas, representantes em sua maioria dos Mosaicos, dos governos federal, estaduais, municipais, lideranças comunitárias, indígenas, pescadores, ONGs e profissionais autônomos.

Desde o primeiro evento, houve três encontros regionais de Mosaicos: o da Região Norte e da Mata Atlântica, em 2017, e o do Cerrado e da Caatinga, em maio de 2018. A segunda edição do Workshop é uma realização da REMAP em parceria com WWF-Brasil, Fundação Vitória Amazônia (FVA), WCS-Brasil, Instituto Sociedade, População e Natura (ISPN), Fundação Pró-Natura (FUNATURA), Instituto Biotrópicos, Conservação Internacional, SOS Mata Atlântica, Imaflora, IIEB/CEPF, Projeto Terra-Mar e Rede Brasileira de Reservas da Biosfera.

SERVIÇO

O quê: II Workshop Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas
Quando: De 11 a 13 de junho, a partir das 8h
Onde: Edifício ParlaMundi da LBV, Brasília
Quanto: Acesso gratuito



Nenhum comentário:

Postar um comentário