quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Imaflora concede primeiras certificações da Rainforest Alliance para negócios liderados por mulheres no mundo


Produtoras de café fazem parte de associação de agricultoras familiares da região da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.

Um grupo de agricultoras da Amecafé Mantiqueira (Associação das Mulheres Empreendedoras do Café da Serra da Mantiqueira) acaba de receber a certificação Rainforest Alliance, concedida pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). Essas foram as primeiras certificações do tipo concedidas para negócios liderados por mulheres no mundo. A Amecafé reúne 150 produtoras de café de 10 cidades da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais. Com foco na produção de cafés especiais de alta qualidade, a associação foi criada há dois anos por pequenas agricultoras familiares que buscavam maior autonomia, visibilidade e acesso a mercados.

A certificação da Rainforest Alliance, realizada no Brasil pelo Imaflora, apoia o produtor na melhoria contínua da gestão da propriedade e aumento da eficiência e produtividade, além de ajudá-lo a conservar os recursos naturais e garantir os direitos e bem-estar dos trabalhadores rurais. "Elas são produtoras super engajadas em sustentabilidade, lideranças nas decisões das fazendas. Participam de treinamentos e capacitação, fazem baixo uso de agrotóxicos e possuem conhecimento sobre manejo de pragas e da lavoura", conta Tharic Galuchi, coordenador de Certificação Agrícola do Imaflora. As certificações da Amecafé foram financiadas em parte pelo próprio Imaflora, por meio do seu Fundo Social, que recebe 5% do valor de todos os contratos de certificação com empresas e tem como objetivo subsidiar a certificação de pequenos produtores e apoiar projetos comunitários.

Para facilitar e agilizar a obtenção da certificação, a Amecafé dividiu as associadas em pequenos grupos. A tática deu certo e o processo demorou apenas três meses. Nesta primeira fase, foram certificadas 17 produtoras, que respondem por 7 mil sacas de café por ano (de um total de 30 mil). A maior parte da produção, principalmente os cafés especiais, é exportada. A expectativa é de que, até o final de 2020, todas as 150 produtoras da Amecafé sejam certificadas. "Começamos pela certificação mais difícil, a mais exigente em matéria de meio ambiente e na questão social", ressalta Iraci de Fátima Inácio Carvalho, diretora da Amecafé.

Por ser o primeiro grupo de mulheres com certificação Rainforest Alliance do mundo, Iraci acredita que ganharão visibilidade e poderão agregar valor aos cafés certificados. Em um mercado ainda dominado pelos homens, Iraci espera que a certificação possa ajudar a mudar um pouco esse cenário: "Nossa associação é um exemplo, muitas produtoras se espelham no grupo da Amecafé e agora vão ver que não é impossível de conseguir a certificação".




Nenhum comentário:

Postar um comentário