quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Economia da floresta em pé é tema de seminário na Amazônia

Pesquisadores, empresários, povos indígenas, quilombolas, agricultores familiares e organizações governamentais e não governamentais se reúnem em Alter do Chão, no Pará, para debater o uso sustentável de produtos da floresta, em evento promovido pelo programa Florestas de Valor, do Imaflora

São Paulo, xx de outubro de 2019 – Discutir a economia da floresta em pé na Amazônia  e dar visibilidade para iniciativas que promovem bons negócios e ao mesmo tempo conservam a floresta e geram valor compartilhado para as populações tradicionais e povos indígenas da região. Esse é o objetivo do Seminário Florestas de Valor, que será realizado em Alter do Chão, no Pará, no próximo dia 31 de outubro. Organizado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e parceiros, através do Florestas de Valor, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o encontro reunirá representantes das comunidades locais,  organizações públicas e privadas que atuam na Amazônia, pesquisadores e empresas para discutir caminhos possíveis para uma economia responsável e o desenvolvimento mais sustentável para a região.

"O Florestas de Valor mostra que é possível termos alternativas econômicas para comunidades tradicionais de produtores rurais e extrativistas que, usando técnicas de uso responsável dos recursos, conseguem conservar o ecossistema e gerar renda", afirma Roberto Palmieri, Secretário Executivo Adjunto e gerente do Florestas de Valor. "Reunir outras organizações e empresas que também atuam na região é uma ótima oportunidade para troca de experiências e para mostrar às comunidades o resultado positivo desse trabalho."

O seminário terá início com o painel "O valor da economia da Floresta em Pé", no qual será apresentada a viabilidade de um modelo econômico que permite extrair maior valor dos produtos oferecidos pela conservação da floresta, no lugar da sua derrubada.  Maurício Voivodic (WWF Brasil), Ismael Nobre (UNICAMP/Projeto Amazônia 4.0), Caetano Scannavino (Projeto Saúde e Alegria), Renata Puchala (Become) e Adriana Ramos (ISA) participam do painel.

Na sequência, uma roda de conversa trará cases de boas práticas desse ecossistema, com a presença de Mauro Costa (Natura), Nina Braga (Osklen | Instituto-e), Valmir Ortega (Conexsus), Patrícia Gomes (Imaflora | Origens Brasil®) e algumas das empresas da rede Origens Brasil®:  Thiago Valença (Wickbold), Joana Martins (Manioca) e Renata Amaral (Grupo Pão de Açúcar).

O evento é gratuito e aberto ao público e para se inscrever basta acessar o link.

O Florestas de Valor é um programa do Imaflora, que conta com parceria da Petrobras e recursos do Fundo Amazônia/BNDES para  fomentar atividades agroextrativistas e agrícolas de base ecológica na Amazônia para consolidar áreas protegidas, conservando recursos naturais e valorizando as populações tradicionais e agricultores familiares. Atua nos territórios da Calha Norte do Rio Amazonas, e no município de São Félix do Xingu, no Pará. O programa também apoia a estruturação de cadeias de valor para os produtos, promovendo a conexão com empresas e facilitando seu acesso e inserção em mercados onde os atributos socioambientais são vistos como diferenciais. Os produtores envolvidos recebem apoio técnico para estruturar unidades de beneficiamento e aperfeiçoar a gestão dos negócios.

SERVIÇO:

Seminário Florestas de Valor: a economia da floresta em pé

Quando: 31/10/2019

Programação:

 8h30 - 10h15

Abertura e painel: "O Valor da Economia da Floresta em Pé"
Moderação: Rodrigo Junqueira (ISA)
- Maurício Voivodic - WWF Brasil
- Ismael Nobre – UNICAMP/Projeto Amazônia 4.0
- Caetano Scannavino - Projeto Saúde e Alegria
- Renata Puchala - Become
- Adriana Ramos – ISA

● 10h15 - 10h45

Coffee break

● 10h45 - 12h30

Painel "O Valor da Economia da Floresta em Pé" (continuação)
- Maurício Voivodic - WWF Brasil
- Ismael Nobre – UNICAMP/Projeto Amazônia 4.0
- Caetano Scannavino - Projeto Saúde e Alegria
- Renata Puchala - Become: hub de inovação e sustentabilidade para negócios
- Adriana Ramos - ISA - Instituto Socioambiental

 12h30 - 14h

Almoço

● 14h - 16h

Roda de conversa: Cases de Boas Práticas de Economia da Floresta em Pé
- Mauro Costa - Natura
- Nina Braga - Osklen | Instituto-e
- Valmir Ortega - Conexsus
- Patrícia Gomes - Imaflora | Origens Brasil® e as empresas da rede:  Thiago Valença (Wickbold), Joana Martins (Manioca) e Renata Amaral (Grupo Pão de Açúcar)

● 16h - 17h

Encerramento e coquetel

Onde: Restaurante Tapiri do Saulo (ao lado do Imaflora, Lauro Sodré, 213, Alter do Chão - Santarém - PA).

Inscrições, aqui.

Sobre o Imaflora

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 1995, que nasceu sob a premissa de que a melhor forma de conservar as florestas tropicais é dar a elas uma destinação econômica, associada a boas práticas de manejo e a uma gestão responsável dos recursos naturais. O Imaflora acredita que a certificação socioambiental é uma das ferramentas que respondem a parte desse desafio, nos setores florestal e agrícola, com forte poder indutor do desenvolvimento local sustentável. Dessa maneira, o instituto busca influenciar as cadeias produtivas dos produtos de origem florestal e agrícola, colaborar para a elaboração e implementação de políticas de interesse público e, finalmente, fazer, de fato, a diferença nas regiões em que atua, criando modelos de uso da terra e de desenvolvimento sustentável que possam ser reproduzidos em outros municípios, regiões e biomas do país.

Mais informações no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário