quarta-feira, 11 de março de 2020

Uma carta das mulheres camponesas para o dia 8 de março

Nós, mulheres Camponesas do Alto Xingu, nos reunimos no Grande Encontro organizado pelo Imaflora, dia 08 de março 2020, na Colônia Maguary, São Félix do Xingu, para colocar em conhecimento este dia importante na luta das mulheres por seus direitos.



Viemos de vários lugares do Alto Xingu: município de Ourilândia de Norte (Casulo II); de Tucumã; São Félix do Xingu (cidade, Colônia Tancredo Neves, Nereu, Novoeste e Maguary) e das organizações AMPPF (Associação das Mulheres Produtoras de Polpa de Frutas) e CFR (Casa Familiar Rural) juntamente com as entidades de apoio: Imaflora (Instituto de Certificação e Manejo Florestal e Agrícola), CPT (Comissão Pastoral da Terra) e UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará). Neste encontro, refletimos sobre a força da mulher no campo, notadamente sobre seu Protagonismo e a Sustentabilidade Rural. Participaram do evento 100 adultos e 20 crianças que foram acolhidas na ciranda infantil promovida pelo evento.

Antes deste nosso grande dia realizamos vários encontros em preparação com as mulheres dos grupos de base das seguintes comunidades: Maguary – SFX, Tancredo Neves – SFX, Belauto – SFX , Terra Roxa – SFX e Casulo II, Ourilândia do Norte. Foram encontros ricos com profundas trocas de experiências das lutas, sofrimentos e conquistas das mulheres.

Trouxemos aqui à memória a história da vida e luta de mulheres camponesas como Elisabeth Teixeira, Margarida Maria Alves e Ana Maria Primavesi com seus ensinamentos sobre os direitos e a luta das trabalhadoras, da importância da agricultura familiar e da agroecologia. Aprendemos o sentido da expressão “Sororidade” que traz o significado  da empatia e união das mulheres; da verdadeira irmandade. Partilhamos as nossas preocupações  com a segurança das mulheres, diante do aumento da violência, e a necessidade da qualificação através de capacitações e complementação dos estudos.

Ainda assistimos o filme de curta metragem “A vida da Maria” que nos deixou como lição a necessidade de quebrarmos os círculos da “tradição”, os paradigmas e aquilo que nos impede de criarmos nossa identidade, autonomia e felicidade. Além disso, foi compartilhada a experiência da organização e do trabalho da AMPPF. Finalizamos o dia participando de oficinas de troca de saberes sobre plantas medicinais, fabricação de sabão e doces caseiros.

Isso tudo incentiva as mulheres a procurar mais seu espaço e se organizar. A experiência adquirida durante o processo de construção do evento fortalece a expectativa e o desejo de darmos continuidade às ações do dia, nos impulsiona criar novos eventos, articulações e espaços para protagonismo das mulheres.



Diante disso, solicitamos apoio e maior investimento do poder público na educação, saúde, agricultura familiar e geração de trabalho e renda para as mulheres e ressaltamos a importância da continuação do apoio das entidades de base para criação de novos espaços de debate e proposição de políticas públicas. 

Queremos dizer a todas as mulheres que não desistam da luta e nunca se esquecem que: Lugar da mulher é onde ela quiser!




Nenhum comentário:

Postar um comentário