terça-feira, 24 de julho de 2018

Chocolate da agricultura familiar do Pará vence desafios e chega ao mercado paulista

O primeiro lote de chocolate em barra produzido por 43 agricultores familiares, em São Félix do Xingu, no Pará que acaba de chegar ao mercado paulista é resultado de oito anos de aperfeiçoamento de práticas agrícolas sustentáveis.

O trabalho, iniciado em 2010 pela Cooperativa Alternativa Mista dos Pequenos Produtores do Alto Xingu (CAMPPAX), com o apoio técnico do Imaflora, é baseado no princípio de que é possível conservar a floresta, gerar renda e melhorar a condição de vida do agricultor familiar, tendo a agroecologia como pratica produtiva.

O engenheiro florestal Marcos Fróes , que acompanha o processo , conta que nos primeiros anos foram feitas diversas oficinas, intercâmbios com produtores da Bahia, seminários para o aprimoramento das técnicas de poda, secagem , fermentação e enxerto. “Em quatro anos, as amêndoas do grupo foram avaliadas como tendo qualidade para a produção de chocolates finos. No ano passado, esses agricultores conquistaram a certificação orgânica e agora comemoram a entrada de seu produto em um dos maiores mercados consumidores do país”.

O chocolate em barra é da marca AMMA, tradicional no segmento de chocolates orgânicos e que valoriza as características regionais de cada chocolate.

“A indústria reconheceu a qualidade do nosso produto e está pagando 70% mais do que o preço de mercado.Isso despertou o interesse de outros produtores para as práticas  sustentáveis no campo”, conta Ilson Martins, gerente da CAMPPAX.

Ainda como forma de fortalecer a agricultura familiar , esse grupo também está produzindo cacau em pó e negocia com a Prefeitura a possibilidade de colocá-lo na merenda escolar.

A ação integra o projeto Florestas de Valor, que tem patrocínio da Petrobrás, financiamento do BNDES / Fundo Amazônia, Gordon e Betty Moore Foundation e USAID (Agência de financiamento dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional).

Sobre o Imaflora
O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agropecuário. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo. Saiba mais em www.imaflora.org

Informações para a imprensa           
Fátima Nunes – MTb 13.100
(11) 3815.8162/ (11)98274. 5553
fatima@imaflora.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário