sexta-feira, 8 de março de 2019

USAID e NASA usam a tecnologia em prol do desenvolvimento sustentável na Amazônia

Cali, março de 2019 - A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Administração Nacional para Aeronáutica e o Espaço (NASA) anunciaram hoje (8) um projeto de cinco anos que usará imagens de satélite para abordar os desafios ambientais e de desenvolvimento em toda a bacia amazônica. Por meio de tecnologias geoespaciais de última geração, o SERVIR Amazônia habilitará os atores da região a monitorar mudanças ambientais praticamente em tempo real, avaliar ameaças climáticas e responder rapidamente a desastres naturais. Ao desenvolver a capacidade de pessoas e instituições, integrando ciência e tecnologia na tomada de decisões, a USAID e a NASA apoiarão a sustentabilidade em toda a região.

SERVIR Amazônia será financiado pela USAID e contará com apoio científico e tecnológico da NASA, sendo implementado pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) e uma rede de parceiros locais e internacionais que atuam na região amazônica, incluindo a Associação de Conservação da Amazônia (ACCA), o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA) e o Grupo de Informática Espacial (SIG). A atividade ajudará governos, instituições e comunidades a usar imagens de satélite, dados geoespaciais e mapas de domínio público para embasar decisões em quatro áreas: (i) seca e incêndio, (ii) recursos hídricos e eventos extremos, (iii) manejo de ecossistemas, e (iv) clima e condições meteorológicas.

Ao operar como um polo regional, o SERVIR Amazônia promoverá a colaboração entre governos, universidades, organizações não-governamentais, grupos comunitários e cientistas. O objetivo final é melhorar a capacidade local de empregar dados de satélite e informações geoespaciais para promover o manejo sustentável de recursos naturais em toda a Amazônia.

O SERVIR Amazônia será um dos cinco polos do SERVIR que operam atualmente em todo o mundo. O SERVIR conecta a rede de desenvolvimento da USAID com a ciência, tecnologia e uma vasta coletânea de dados de satélite da NASA. Juntamente com as principais organizações regionais na África, Ásia e América Latina, com foco na demanda, a rede global do SERVIR desenvolveu serviços, ferramentas e treinamentos para tomadores de decisão em mais de 45 países.

Por exemplo, o Serviço Avançado de Alerta Antecipado de Inundação do SERVIR está antecipando a previsão de inundação no sul da Ásia. Isso inclui previsões para um período de 15 dias, que integra dados locais em um modelo global, usando métodos desenvolvidos em parceria com pesquisadores dos Estados Unidos, especialistas locais e tomadores de decisão. Oferecer previsões com antecedência e acesso a informações precisas e adequadas garantirá a preparação dos socorristas e serviços de emergência, que podem ajudar a salvar vidas e bens materiais. O SERVIR Amazônia disponibilizará ferramentas similares para enfrentar os desafios da região. 

Mais informações sobre o SERVIR estão disponíveis em: www.servirglobal.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário