quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Lideranças em Clima, Floresta e Agricultura se encontrarão em Piracicaba para discutir transparência, participação e prestação de contas do poder público


Entre esta quinta e sexta-feira, cidade sediará evento de governo aberto focado em políticas socioambientais. Encontro será promovido pelo Imaflora.

Unir 20 lideranças em temas como Clima, Floresta e Agricultura. Permitir que essas lideranças troquem experiências, compartilhem suas histórias e analisem o atual cenário das ações de transparência, participação social e prestação de contas. Desenhar ações em conjunto para a garantia desses direitos. Essa é a trilha proposta pela Jornada de Governo Aberto em Clima, Floresta e Agricultura, iniciativa promovida pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola).

A Jornada tem como objetivos trocar experiências e produzir conteúdos sobre governo aberto. Ao mesmo tempo, também propõe executar ações articuladas entre essas lideranças. E, para isso, representantes de organizações da sociedade civil, governo e parlamento e de instituições privadas passarão dois dias em Piracicaba.

O grupo fará uma discussão sobre o cenário atual das políticas de governo aberto, apontando os avanços e retrocessos na transparência, participação e prestação de contas em clima, floresta e agricultura, dando ênfase em experiências práticas, ações e histórias construídas na temática de governo aberto. Além disso, será estimulado um mapeamento de convergências e complementaridade entre ações em curso ou projetadas para oportunizar ações coletivas entre essas organizações.

“O Imaflora acredita que um espaço de diálogo como o que será proporcionado pela Jornada de Governo Aberto é essencial para encontrarmos soluções efetivas para o contexto socioambiental que estamos vivendo. Será uma honra trazer lideranças nacionais tão diversas para Piracicaba, onde também vamos ter a oportunidade de mostrar o que tem sido feito na cidade, como as ações do Observatório Cidadão de Piracicaba e a aprovação do Programa de Parlamento Aberto pela Câmara de Vereadores”, explica Marcelo de Medeiros, coordenador de Políticas Públicas do Imaflora.

Participarão do evento: Imaflora, ISA (Instituto Socioambiental), SOS Mata Atlântica, WWF Brasil, Engajamundo, Gambá (Grupo Ambientalista da Bahia), Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida), Bancada Ativista, Transparência Internacional, Opan (Operação Amazônia Nativa), IDH (Instituto de Desenvolvimento Humano), Serviço Florestal Brasileiro, CGU (Controladoria Geral da União), Abiove (Associação Brasileira de Indústria de Óleos Vegetais), ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), Sintecsys, Cargill, Raízen, Rádio Yandê e Projeto Kaapora. O Imaflora conta com apoio do Instituto de Governo Aberto para a realização da Jornada.

SERVIÇO

Jornada de Governo Aberto em Clima, Floresta e Agricultura
Data: 26 e 27 de setembro
Local: Usina da Inovação (26/09) e sede do Imaflora (27/09), ambas em Piracicaba/SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário